Pesquisar

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Tanchagem

Tanchagem
Nomes populares: Tansagem, Tanchagem, Transagem, Erva-de-orelha, Plantagem, Cinco vervos, Plantago major.
A Tanchagem é uma planta que pode ser encontrada facilmente em jardins, beiras de estradas, campos e até mesmo em vasos de plantas, pois é conhecida como uma planta de fácil cultivo.
Em canteiros adubados, a Tanchagem pode atingir de 40 a 50 cm de altura, produzindo grandes folhas e vagens de hastes que chegam até 80 cm de altura. O cultivo da Tanchagem é bem simples, basta semear as sementes e manter úmido até atingir 5 cm de altura, após atingir 5cm basta regar semanalmente. 



PROPRIEDADES CURATIVAS DAS TANCHAGENS:
Essas plantas são poderosos antimicrobianos, anti-inflamatórios e analgésicos. Essa planta também tem uma alantoína específica que ajuda na regeneração da pele.
São plantas conhecidas por suas propriedades adstringentes, emolientes e fluidificante de catarros tanto no trato respiratório quanto no sistema digestivo. Assim, é uma planta muito útil em estados gripais, diarreias e dificuldades resultantes de resfriados e viroses. 
As folhas são ricas em cálcio, minerais e vitamina. Mas, especialmente, são ricas em vitamina K sendo seu uso muito promissor no tratamento de cortes e feridas com sangramento. As folhas tenras são agradáveis quando consumidas frescas em saladas, e as mais velhas ficam melhores cozidas em sopas ou refogados.


Na Umbanda, utilizamos plantas para equilibrar as emoções, sentimentos e para limpeza energética das pessoas e de ambientes por meio de banhos, defumações e sacudimentos. 
A Tanchagem vem da linha do Orixá Ogum. Usada em banhos, assentamentos e amacis de Ogum. Seu chá é anti-inflamatório, antifebril e auxilia na cura de angina.

Indicações de uso da Tanchagem:
Queimaduras
Aplicar imediatamente, sobre a queimadura, um emplastro de folhas de tanchagem mascada (sim, com seus dentes e saliva) e cobrir com uma bandagem de folhas frescas. A continuidade do tratamento deverá ser feita com uma pomada de tanchagem.

Cortes e feridas abertas
Para parar o sangramento de cortes novos, aplique uma compressa de folhas de tanchagem esmagadas, ou mascadas, ou maceradas sobre a ferida que antes foi lavada com chá de tanchagem ou tintura diluída (1 colher de sopa em um copo de água). 

Furúnculos e acne
Com um cotonete molhado em tintura de tanchagem, aplique sobre as lesões. Se preferir, use a pomada de tanchagem. A tintura tem o benefício adicional de secar a região, razão pela qual você deverá usar só uma gotinha.

Para úlceras na boca
Faça bochechos e gargarejos, 3 a 4 vezes ao dia, com 2-3 colheres de sopa de chá de tanchagem ou então, dilua 1 colher de sopa de tintura em um copo de água.

Para dor de garganta/infecção
Gargareje com chá de tanchagem ou tintura diluída. Ponha 5-10 gotas debaixo da língua e ingula lentamente.

Caspa e outros problemas no couro cabeludo
Aplique chá de tanchagem no couro cabeludo e lave normalmente depois de uma hora.

Para picadas venenosas de insetos, aranhas, lagartas ou cobras
Aplique imediatamente um cataplasma de tanchagem, e, em seguida, lavar a área com chá da planta. Continue aplicando folhas maceradas, de tanchagem, até que a dor pungente desapareça. Segundo o conhecimento popular de séculos, a tanchagem “puxa” o veneno para fora do corpo, por isso se coloca o cataplasma e, em seguida, se lava o local com o chá.

Para queimaduras solares
Aplique um cataplasma fresco de tanchagem. Lave a área com o chá e aplique a pomada da planta.

Para melhorar a função hepática e renal
Beba 1-2 copos de chá de tanchagem todos os dias.

Para alívio da inflamação gastrointestinal
Tome a tintura sob a língua ou beba chá de tanchagem.

Para resfriado, gripe e infecções respiratórias
Tome tintura de tanchagem sob a língua (15 gotas) ou beba o seu chá, quente, adoçado com mel.


Ana de Iracema

2 comentários: