Pesquisar

terça-feira, 4 de agosto de 2020

A importância da mudança

A importância da mudança

 

    Você já percebeu o quão resistentes somos diante de qualquer mudança? Até mesmo sem perceber ou achando que lidamos bem com a mudança, quando algo foge um pouco do que estamos acostumados, sentimos de alguma maneira.

    Particularmente, como filha de Xangô e com muito a evoluir, tenho uma grande dificuldade em lidar com as mudanças, em quaisquer aspectos da vida, seja em um trajeto realizado todos os dias ou uma mudança drástica pessoal. Mas com as orientações dos guias estou conseguindo lidar, aos poucos, com as mudanças e entendendo que elas acontecem para nos tornar pessoas melhores, nos trazendo grandes aprendizados. Devemos absorver cada um deles, sem medo.

    Certa vez a Cabocla Jurema me disse: "Mudança é para quem tem coragem, não é para qualquer um". Quando elas ocorrem, temos a sensação de que perdemos algo, nos dá medo pois as coisas parecem fugir ao nosso controle, mas isso é nossa mente nos enganando. Mesmo com as devidas mudanças, nossa essência e energia não mudam, o que muda são costumes, coisas materiais etc., para que haja melhoria.

    Temos como grande exemplo o nosso Terreirinho, que desde a sua fundação passou por várias mudanças, tanto em âmbito físico, quanto estrutural e nunca deixou de ser o mesmo, nunca perdeu sua essência ou mudou sua energia e propósito. 

    Somos nós quem dificultamos o processo de mudança quando criamos resistência a ela. Ao nos tornarmos inertes ao processo ou remarmos contra ele, acabamos nos perdendo em frustrações. Quando isso ocorre, muitas vezes é preciso parar, voltar ao início, lembrar do propósito primário de nossas vidas e nos apoiarmos no ensinamento de que todas as mudanças vêm para trazer evolução e melhorias. Dessa forma paramos de enxergar as mudanças como algo ruim e passamos a vê-las com bons olhos.

    Para nos tornarmos mais receptivos às variações que ocorrem em nossas vidas, podemos começar com coisas simples, como por exemplo: pequenas alterações na nossa alimentação ou realizar um trajeto diferente do que estamos habituados a fazer diariamente. E se tentássemos mudá-lo? Uma nova rota te leva ao mesmo lugar, porém proporcionando experiências diferentes.

    A mudança é importante na vida de todos nós, é com ela que criamos a nossa melhor versão, evoluímos e lembramos que podemos sempre nos adaptar, por mais adversas que as situações pareçam, sem nos perder, sem perder nossa essência. Aceitar a mudança é evoluir, como o Exú Mirim Calunguinha me disse uma vez: "Umbanda é evolução e não existe evolução se não há mudança". Então as aceite, sejam quais forem e consequentemente a evolução virá.

    Se você se encontra relutante às modificações que aparecem em sua vida, comece com pequenos passos e verá que, aos poucos, conseguirá se adaptar e enfrentar grandes mudanças interiores A evolução não acontece do dia pra noite, é aos poucos, com um passo de cada vez. Confie em si!

 "É nos ventos das mudanças que encontramos a nossa direção!"

 Eparrey Iansã

 

Karol de Xangô


Nenhum comentário:

Postar um comentário