Pesquisar

terça-feira, 8 de junho de 2021

Características dos filhos dos orixás: Linha da geração

 

Características dos filhos dos orixás: Linha da geração

 

Esta é a 7ª linha da Umbanda, a linha da geração, com os orixás Iemanjá e Omolu.

Iemanjá é o orixá que rege a geração da vida em todos os planos de vida e consciência, o amparo a vida em todas suas formas. O campo preferencial de atuação de Iemanjá é no amparo à maternidade, ao materno. Iemanjá é a nossa amada “mãe da vida”, a água que vivifica e o nosso pai Omolu é a terra que amolda os viventes.

Omolu é o orixá que rege a morte ou no instante da passagem do plano material para o plano espiritual (desencarne). Este orixá guarda para Olorum todos os espíritos que fraquejaram durante sua jornada carnal e entregaram-se à vivência de seus vícios emocionais. Mas ele não pune ou castiga ninguém, pois estas ações são atributos da lei divina, que também não pune ou castiga, ela apenas conduz cada um ao seu devido lugar após o desencarne.

Seguimos ao estudo das características dos filhos de Iemanjá e de Omolu.



Filhos de iemanjá: o fato de muitas de suas lendas acabarem por ter Iemanjá fugindo para o mar, mostra o quanto as filhas de Iemanjá são dadas as fugas. Em nossas vidas, suas filhas não irão necessariamente sair correndo todas as vezes que se sentirem “injuriadas”, pois, para sair da situação, bastará que se ajustem a uma situação que abominam: aí está a característica, a fuga. Chama a atenção, na lenda, a radicalização da ida ao mar sem volta. Voluntariosas como são, se escondem por muito tempo atrás de um falso rosto alegre ou de um falso bem-estar, em algum momento se sentirão tão injuriadas com a situação que, moídas pelas mágoas acumuladas, darão as costas a qualquer um ou qualquer lugar. As filhas de Iemanjá podem, aos olhos de muitos, parecer falsas, pois em uma sociedade patriarcal a mulher aprende desde cedo a usar todas as artimanhas para fazer prevalecer suas vontades.

Diferente das filhas de Oxum, estas apresentam certas dificuldades e conflitos no relacionamento com os outros filhos de terra, porém, conhecendo sua natureza e respeitando seus ideais, qualquer um receberá sua amizade. Os filhos e filhas de Iemanjá são calmos, fortes, protetores, maternais, indecisos, ciumentos, chorões, simpáticos, teimosos e vingativos. Guardam muitas mágoas, são rancorosos, gostam de conversar e preocupam-se muito com os outros. Seu temperamento é dócil e sereno, mas podem se agitar por qualquer motivo. Podem estar conversando com você sobre uma coisa, mas talvez estejam pensando em uma coisa totalmente diferente, podem estar criando alguma história na cabeça, pensando o que vai acontecer depois etc.

A mulher filha de Iemanjá é amorosa, delicada, vaidosa e desde jovem busca a independência e estuda para poder subir na vida. Trabalhar é muito importante para ela, pois o trabalho irá lhe proporcionar sua independência. Ela aparenta ser frágil, mas pode ser muito teimosa, respondona e irritante. O homem filho de Iemanjá é bondoso, delicado, justo, equilibrado, mas também pode ser rabugento e desanimar por qualquer coisa, são sensíveis às opiniões alheias, bonitos e com presença marcante. Quando entram no negativo ficam egoístas e se cobram muito.

Odoyá (Amada Senhora das águas).



Filhos de Omolu: os filhos de Omolu levam seus objetivos até o fim, não importando o preço que irão pagar e querem sempre que tudo saia do jeito que planejaram. Costumam apresentar pensamentos pessimistas e são introvertidos, pois sentem necessidade de estarem sozinhos, em silêncio com seus próprios pensamentos, uma vez que seu desenvolvimento pessoal depende disso. São calmos, estudiosos, discretos, misteriosos, doces, apesar de não transparecer com facilidade, teimosos, muito sinceros, não levam desaforo para casa, prestativos, trabalhadores, caridosos e solidários.

Geralmente os filhos deste orixá apresentam problemas de pele e/ou articulações, nunca adoecem ou se adoecem com frequência e se recuperam rápido. Podem mudar de opinião de uma hora para a outra pois enxergam rapidamente as falhas no seu dia a dia e sempre buscam uma situação mais perfeita possível. Gostam muito de ensinar e aprender. Quando entram no negativo se tornam pessoas pessimistas, teimosas, exigentes, rabugentos e adoram exibir seus sofrimentos.

Atotô (Silêncio, ele está aqui).

Aqui chegamos ao fim deste pequeno estudo, espero que, assim como eu, vocês também tenham se engrandecido pessoalmente, percebendo o quanto temos a aprender e evoluir com ensinamentos disponíveis (devemos estudar muito) e com o autoconhecimento (aplicar e refletir trazendo para nossa vida estes aprendizados) para que haja efetivo amadurecimento pessoal e evolução.

Gratidão e muito axé a todos.

Encontraremo-nos aqui em breve com mais reflexões.

Ana de Iansã

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário