Pesquisar

terça-feira, 15 de junho de 2021

Irradiação de Orixá

 

Irradiação de Orixá

 

            Recentemente fui questionado por alguns filhos sobre a força da irradiação dos Orixás, sobre o medo de cair, sobre a energia incontrolável ou sobre a energia que se encontra distante. Então vamos lá, vou tentar desmistificar e trazer um pouco de conhecimento sobre tal irradiação.

            Primeiro devemos lembrar que irradiar Orixá é diferente de incorporar um guia. Para irradiar uma energia não há acoplamento de outro “ser” em seus chakras, mas isso não quer dizer que eles não estão trabalhando, estão sim e muito. Como já é do nosso conhecimento, o Orixá é uma energia divina que está dentro de nós e essa energia se manifesta de três maneiras principais, sendo elas, ancestral (nos acompanha em todas as encarnações), de frente (está em nossa atual encarnação como energia principal), e adjuntó (também nessa encarnação, porém trazendo equilíbrio com o “de frente”).

Vale lembrar que não possuímos apenas essas três energias, temos a força de todos os orixás dentro de nós, que vão se manifestar em determinados momentos de nossas vidas de acordo com a necessidade de que passamos. Por exemplo, você pode ter como ancestral Xangô, de frente Oxum e adjuntó Ogum e na sua vida naquele instante você passa por um momento de conhecimento e busca, onde o orixá Oxóssi se faz mais presente em sua vida.



            Apesar de termos as forças de cada orixás dentro de nós, quando vamos manifestar em uma gira de orixá irradiamos somente os orixás que estão em nossa coroa (ancestral, de frente e adjuntó) para externalizar aquilo que temos de mais forte em nosso interior, a energia divina que habita em nós. Sendo assim a energia dos Orixás vão se manifestar através de danças e de seus brados, que vão sair de dentro do médium que ali se manifesta e se exteriorizar para todos ali presentes, formando uma egrégora de energia contendo a força divina e da natureza que aquele orixá traz.

            Para o médium iniciante, que está começando sua caminhada no axé e na Umbanda, é preciso ter consciência que a irradiação do Orixá não é incorporação, pois não incorporamos forças divinas, o que acontece é a manifestação dessa força que está dentro de nós e vai ser liberada através de nosso íntimo. Alguns elementos que vão auxiliar para a liberação é a concentração no canto do terreiro, as palmas, o atabaque, a curimba, o Adja tocado pelo Pai ou Mãe de Santo, a energia da natureza ligada ao Orixá.

O médium deve estar, do início ao fim da manifestação, presente em pensamento junto ao ponto de força, levando sua mente a natureza que rege o Orixá e que por consequência levará o seu corpo a trazer a energia do interior do corpo físico para o exterior acontecendo assim a irradiação do Orixá.

            O medo de cair é normal pois temos medo de manifestar aquilo que está dentro de nosso íntimo, de nos soltar e abrir nossos sentimentos, revelando quem somos. Temos medo do nosso inconsciente e nele está presente a força do Orixá. Ao enfrentarmos esse medo vamos perder também o medo de cair, vamos ter firmeza nas pernas e então manifestar de maneira bonita para todos que ali estão, e o mais importante, enfrentar no dia a dia, modificando nossa vida para melhor. A manifestação do Orixá nada mais é que um processo de autoconhecimento, onde o médium vai liberar seu íntimo e se conhecer.


            Sentir que a energia é incontrolável ocorre quando o médium não controla seus sentimentos. Por exemplo, se um filho de Ogum passa por uma situação que não o agrade e estoura de raiva, quando for irradiar vai cair no chão, vai trombar nos outros médiuns e isso ocorre por ele não conseguir controlar sua energia, fazendo com que ela dissipe fácil e de maneira bruta, do mesmo modo que acontece em seu dia a dia. Também acontece de o médium sentir distante a energia do Orixá porque no seu dia a dia ele esconde seus sentimentos e suas vontades para satisfazer vontades alheias, fazendo com que a energia de seu Orixá fique distante e dissipe rápido, quase sem sentir.

            Há ainda diversas outras dúvidas quanto a irradiação do Orixá que podemos esclarecer pela nossa conclusão. Tais dúvidas abrangem médiuns iniciantes e médiuns experientes. O fato é que a irradiação de Orixá está ligada ao seu estado de espírito naquele momento e revela o seu íntimo, manifestando ou não mostra o quão você está ligado a você mesmo. Cabe a cada um, em suas irradiações, se perguntar: O que você preciso melhorar e quais ações devo tomar? Sou dono dos meus sentimentos e ações? Consigo expandir o amor e demais sentimentos em meu coração?

Diversas perguntas devem ser feitas e você deve buscar as respostas em seu coração. Para ajudar sempre acenda suas velas e faça suas firmezas para seu anjo de guarda e seus Orixás, fazendo com que se aproxime de Olorun, o criador, e do seu próprio íntimo.

Pai Igor de Oxum

Nenhum comentário:

Postar um comentário