Pesquisar

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Sematologia e Tiptologia

 

Sematologia e Tiptologia

 

Este é mais um texto que aborda a obra de Allan Kardec e hoje daremos continuidade nos estudos do Livro dos Médiuns, parte segunda, capítulo XI- Sematologia e tiptologia, abordando as comunicações entre o mundo espiritual e o nosso mundo.

Os espíritos encontram diversas maneiras de passar suas mensagens e se comunicarem conosco. Hoje iremos falar sobre a tiptologia. Confesso que antes de ler o “Livro dos Médiuns”, nunca sequer havia ouvido falar sobre o assunto. Em uma breve pesquisa feita no dicionário Oxford, encontrei a seguinte definição: “Tiptologia: substantivo feminino, espiritismo: 1: comunicação dos espíritos por meio de pancadas; 2: experiência que os espíritas realizam com mesas giratórias, chapéus etc.”

A tiptologia é uma forma de comunicação onde os espíritos transmutam seu campo energético para causar movimento na matéria. Baseando-se do mesmo princípio nos quais as sessões de mesas girantes eram executadas. Esta comunicação é dada por batidas na mesa, porém em sua forma mais básica, as batidas significam apenas sim ou não, onde apenas perguntas básicas são respondidas através das batidas.



Os espíritos utilizam da Tiptologia para se comunicar com o nosso plano e, ao fazer isso, utilizam também uma espécie de mimica. Em outras palavras, a energia empregada na afirmação ou negação das perguntas, forte ou fraca, implica na força que aquela verdade tem para ele. Esta força também traduz a natureza dos sentimentos que o trouxeram àquela sessão, movimentos bruscos implicam em violência, a cólera e a impaciência, batendo repetidamente fortes pancadas, como uma pessoa que bate arrebatadamente com os pés, chegando às vezes a atirar ao chão a mesa. Se é amável e delicado, inclina, no começo e no fim da sessão, a mesa, à guisa de saudação. Se quer dirigir-se diretamente a um dos assistentes, para ele encaminha a mesa com brandura, ou violência, conforme deseje testemunhar-lhe afeição, ou antipatia.

Tiptologia alfabética: com o tempo e o aperfeiçoamento das técnicas de comunicação com o mundo espiritual, a técnica da tiptologia sofreu adaptações para melhorar a qualidade das sessões. Com isso surgiu a tiptologia alfabética, que consiste na utilização das letras do alfabeto indicadas por pancadas. Desta forma, é possível que se obtenha palavras ou até mesmo frases inteiras. De acordo com o método adotado, a mesa dará tantas pancadas quantas forem necessárias para indicar cada letra, isto é, uma pancada para o a, duas pancadas para o b, e assim por diante... Desta forma, os presentes tomavam nota de cada letra expressa, e que ao fim se traduzia em uma mensagem do outro plano.

Para melhor garantir a independência ao pensamento do médium, imaginaram-se diversos instrumentos em forma de quadrantes, sobre os quais se traçam as letras, à maneira dos quadrantes do telégrafo elétrico.

Na Umbanda, ou pelo menos em nossa casa, não é costumeiro se comunicar com espíritos diretamente, através de métodos como a tiptologia, porém, sabemos que isso não significa que não há diálogo com outros espíritos que não nossos guias espirituais. É com a fé que temos em nossos Pretos Velhos, Caboclos e Exus, que conseguimos encaminhar e enviar mensagens de amor e paz aos espíritos desencarnados que nos cercam, e com a ajuda deles, conseguimos auxiliar as almas mais precisadas com conforto e acalanto.

Que a força de Deus acompanhe a todos!

Axé

Diego de Oxóssi

Nenhum comentário:

Postar um comentário