Pesquisar

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Cambones

 Cambones


Cambones são médiuns auxiliares, responsáveis em ajudar as entidades, médiuns incorporados e visitantes. Alguns terreiros utilizam o sistema de cambone fixo, onde cada médium em desenvolvimento tem seu cambone; outros terreiros utilizam o sistema rotativo, onde em cada gira o cambone auxilia um médium diferente. Nosso terreiro atualmente utiliza o sistema de rodízio, onde à medida que os médiuns incorporam, os médiuns auxiliares vão auxiliar seguindo a ordem dos mais velhos de casa para os mais novos. Isso pode variar de acordo com as instruções do guia chefe, de acordo com a necessidade. 

O cambone deve cuidar do material do guia durante a gira, entregando os instrumentos que necessite, também auxilia os consulentes quando necessário, guiando os mesmos até os guias que os atenderão, buscando algo que o guia precise durante aquele atendimento (por exemplo velas, ervas, álcool, etc), também auxilia os consulentes no entendimento de algo que o guia queira transmitir, explicando algumas palavras utilizadas que podem ser incomuns para o consulente, fazer anotações sobre os trabalhos e esclarecer dúvidas. 

Os cambones também auxiliam em sustentações vibratórias para que o guia possa executar sua consulta da melhor forma. É muito importante que o cambone se faça presente com o guia que auxilia, realizando sustentação e irradiação de suas energias. Entender que estar ao lado do guia é mais do que só realmente ficar de lado, é se conectar com ele, ajudando assim ainda mais no trabalho, transmitir vibrações através dos pensamentos, das palmas  dos pontos cantados. 

Quando o médium está em desenvolvimento, é importante que o cambone além de transmitir boas vibrações para auxiliar na conexão do médium com o guia, o cambone também fique atento, cuidando para que o médium não se machuque enquanto gira.

Ser cambone é aprender sempre algo novo, é poder sentir um abraço de preto velho, a bravura de um caboclo, a alegria do baiano, a pureza das crianças, a vivência dos ciganos, o auxílio dos boiadeiros, a sinceridade dos exus, tudo isso simplesmente auxiliando. 

Ser cambone é um mérito, que muitos ainda têm dificuldade em reconhecer esse valor.

Alice de Xangô


Nenhum comentário:

Postar um comentário