Pesquisar

segunda-feira, 31 de março de 2025

Logunan

 Logunan

Logunan é o orixá feminino absorvedor do trono da fé, polarizando com Oxalá. Seu culto surgiu com a revelação das sete linhas da Umbanda Sagrada através dos guias de Rubens Saraceni, onde um desses guias disse que existiria um orixá  que se encaixaria nessa função, mas que seria pouco cultuado. No trono da fé Oxalá irradia o desenvolvimento da fé para todos os seres, a todo momento, a força contagiante de Oxalá precisa de uma presença ativa que a absorva e a controle, impedindo que as pessoas desviem para o fanatismo e descontrole emocional, esse é o papel de Logunan, uma força neutra que atua equilibrando nossa relação com a fé. Logunan é considerada como o orixá que rege o tempo e o espaço, inicialmente sendo apresentada como Oyá-Tempo, nome modificado depois devido à confusão com outros orixás (Iansã, conhecida como Oyá; e Tempo ou Iroko, orixá cultuado no candomblé).

Logunan é quem rege o sincronismo do universo, o passado, o presente e o futuro, sendo fundamental para manifestação de tudo na nossa dimensão. Logunan controla esse campo, isolando no infinito cósmico os espíritos que atacam a fé e a religiosidade. Quando buscamos o equilíbrio da fé, pedimos o auxílio de Logunan juntamente com pai Oxalá, porque assim encontraremos harmonia perfeita dessa energia. É graças a Logunan que podemos existir, pois ela deu movimento ao processo de passagem de período, Oyá fez o tempo se mover, o mundo girar e soprou o caminho da continuidade e existência de tudo.

A data de comemoração é 11 de agosto, seu dia da semana são todos os dias, pois todos pertencem ao tempo. Suas cores são azul escuro, preto e branco. A oferenda é feita em campo aberto, assim que o sol nasce, pois é representada também pelo orvalho da manhã, feita com velas, uva verde, coco verde, flores brancas e vinho branco. Sincretizada com Santa Clara.

Os filhos de Logunan são introspectivos, pouco tímidos, simpáticos, discretos, silenciosos, amigos, emotivos (mas guardam suas emoções), lutadores e sinceros. Podem ser retraídos, ciumentos, possessivos e desconfiados. Apreciam coisas religiosas, estudo, um pouco de isolamento, conversas construtivas e companhia de pessoas discretas. São pessoas educadas, observadores, intuitivos, sábios e religiosos (capazes de amenizar dores espirituais profundas).

A saudação a Logunan é “Olha o tempo minha mãe”, seu símbolo é a espiral, seu metal é estanho, o cristal é o quartzo fumê (importante função ligada a proteção), as ervas são eucaliptos, alecrim e anis estrelado, todas utilizadas para livrar do mau agouro e nos proporcionar a cura.

Olha o tempo minha mãe.

Alice de Xangô


Nenhum comentário:

Postar um comentário