Pau-Ferro | Magia das Matas
Caesalpinia ferrea, é seu nome científico, é uma árvore abundante nas matas que se estendem desde o estado de São Paulo até o Piauí, tem uma madeira extremamente dura e forte, já nos esclarecendo o motivo de seu nome popular, pau-ferro. Também é conhecida como Jucá e Jucaína, nomenclaturas de origem indígena.
Uma planta poderosa, assim como seu tronco, pau-ferro é uma farmácia viva. Tanto na medicina indígena quanto na popular, encontramos a similaridade de seu uso através de garrafadas, chás, pós e macerados preparados com sua casca. Entre os principais pontos tratados, está bronquite, úlcera, reumatismo, sífilis, males de fígado, estômago e expectorante, onde, regionalmente, cada povo tem seus fundamentos e receitas para produção, comumente aprendida com os mais velhos, no nosso caso, aprendido com os guias.
Os usos citados acima são comprovados empiricamente, já que há séculos curandeiros e pajés vêm fazendo essa experimentação. Trazendo esse conhecimento para o lado acadêmico, encontramos informações de estudo a partir da década de 1990, sobre os resultados positivos em diversas áreas de atuação do jucá, que cita também seu uso dermatológico, especificamente em um estudo feito pela Universidade do Federal do Amazonas, enfatizando a promoção da redução de melanina, prevenindo o aparecimento de novas manchas, como as de Melasma, e regredindo exponencialmente as já existentes.
Nos aprofundarmos no estudo de plantas, conhecer e reconhecer a importância medicinal de cada coisa viva da nossa terra, é muito importante. Recuperar a memória popular, o conhecimento ancestral que nosso povo tem, enquanto encarnados, que às vezes não prestamos o devido valor, para que absorvamos a essência, e aí sim é que vamos conseguir entender o que são as entidades que trabalhamos e a ancestralidade que cultuamos na Umbanda.
Salve a força da terra. Salve a força dos ancestrais.
Laura de LogunEdé
Nenhum comentário:
Postar um comentário