Pesquisar

segunda-feira, 24 de março de 2025

Aroeira

 Aroeira

Hoje falaremos de uma árvore de grande importância para a espiritualidade e que possui vasto conhecimento ancestral quando se trata dela, a Aroeira.

A Aroeira (Myracrodruon urundeuva), tem ocorrência nas regiões norte, nordeste, sudeste e centro oeste do brasil, por ser uma planta de madeira muito utilizada foi muito explorada pelos povos mais antigos, hoje sua exploração em nossa região é proibida.




Esta planta tem poderes medicinais muito amplos sendo eles, adstringente, tônico, cicatrizante, antifúngico, diurético, antiinflamatório, antibacteriano. Sendo indicada para, febre, tosse, azia, gastrite, diarreia, bronquite, reumatismo, íngua. Na parte medicinal utiliza-se normalmente a casca podendo em alguma das vezes ser utilizada as folhas.

Quando fala-se da aroeira na parte espiritual, que é classificada como uma erva quente ou agressiva, que trabalha na força do orixa Ogum, sendo utilizada principalmente para limpezas e descarregos de energias negativas de pessoas ou ambientes, que pode ser atráves de banho ou defumação. Ajuda a eliminar larvas astrais e recomposição de fluidos energéticos e até mesmo para prevenir e afastar energias de baixa vibração.

Deve-se atentar que para o uso tanto medicinais quanto espiritual devemos utilizar a aroeira vermelha, pois a aroeira branca ou aroeirinha , tem características tóxicas , podendo causar efeitos colaterais graves como edemas na pele.

Thiago Soares de Oxóssi 





Nenhum comentário:

Postar um comentário