Pesquisar

segunda-feira, 10 de março de 2025

Cromoterapia

 Cromoterapia

Escolhi o tema da cromoterapia por ter tido a oportunidade de ter o contato com o tratamento em uma casa espírita em Divinópolis. Na época por falta de conhecimento e maturidade não tive o mesmo entendimento que tenho hoje, agora com os estudos que a Umbanda vem me proporcionando, aprendo muito e compreendo aquela semente que comecei a plantar lá atrás ainda adolescente. 

Vou iniciar o texto falando sobre o que é a Cromoterapia. É um tratamento holístico que consiste no uso das cores para promover equilíbrio energético. Cada cor tem uma vibração e significados específicos que terão efeitos sobre o corpo e a mente. É importante frisar que a cromoterapia é um tratamento complementar, ou seja, não deve substituir os tratamentos prescritos por um profissional. 

A seguir serão citados algumas cores e significados dentro da cromoterapia:

Vermelho: representa energia, vitalidade, paixão e coragem. É utilizado para estimular a circulação sanguínea, aumentar a energia e promover a coragem.

Laranja: está associado à criatividade, alegria e entusiasmo. É utilizado para melhorar o humor, estimular a criatividade e promover a interação social.

Amarelo: simboliza a inteligência, clareza mental e otimismo. É utilizado para estimular o intelecto, melhorar o foco e promover a felicidade.

Verde: representa a cura, o equilíbrio e a harmonia. É utilizado para acalmar e reduzir o estresse, além de favorecer o crescimento e a saúde.

Azul: está associado à tranquilidade, calma e comunicação. É utilizado para acalmar a mente, melhorar a comunicação e aliviar a ansiedade.

Índigo: simboliza a intuição, a espiritualidade e a sabedoria interior. É utilizado para estimular a intuição e a percepção espiritual.

Violeta: representa a transformação, a espiritualidade e a purificação. É utilizado para promover a elevação espiritual, estimular a meditação e a introspecção.

A aplicação da cromoterapia pode ser realizada de várias formas, e a escolha deve ser feita levando em consideração o objetivo do tratamento. Pode ser aplicada através de luzes coloridas, visualização através de meditação, alimentação, vestuário, banhos de cores e pinturas de ambientes. Abaixo vamos citar e detalhar sobre cada tipo de aplicação:  

Luz colorida é aplicada através de luzes coloridas ou lâmpadas de cores específicas para iluminar o ambiente ou partes do corpo. A pessoa pode ficar exposta à luz colorida por um período determinado para obter os efeitos terapêuticos desejados. Visualização de Cores pode ser realizada durante a meditação ou práticas de relaxamento, essa prática visa mentalizar cores correspondentes a chakras com finalidade de harmonizar.

A alimentação tem como objetivo ingerir alimentos coloridos e assim ter o benefício da vibração de suas cores. Vestir roupas e acessórios de cores específicas para influenciar com sutileza a vibração. Banho de cores é realizado com sais, óleos de banho e óleos essenciais coloridos. Pintar ambientes com cores específicas para trazer harmonia e equilíbrio.

Para finalizar, é importante sempre realizar os trabalhos com orientação e segurança.

Bruna de Obá 


Nenhum comentário:

Postar um comentário