70 vezes 7
“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?". Jesus respondeu: "Eu digo a você: não até sete, mas até setenta vezes sete. ” (Mateus 18:21-22)
Essa passagem bíblica nos ensina, de forma profunda, sobre o perdão. Ouso dizer ainda que é a virtude mais importante de todas. Quando Jesus diz “70x7” estava utilizando uma expressão hebraica que simboliza um número infinito. Ou seja, o ensinamento é que não há limites para o perdão. Devemos perdoar nossos irmãos incondicionalmente, assim como Deus nos perdoa.
Algumas pessoas têm uma visão distorcida sobre o ato de perdoar, acreditando que perdoar é esquecer, ignorar ou, até mesmo, que o perdão damos a quem nos fez mal. Mas o perdão é, sempre, para si. O papel dele é nos livrar do peso do ressentimento, da raiva e da amargura, nos permitindo seguir em frente. Sem ele, estagnamos.
Compreender isso na teoria é fácil, mas praticar é extremamente difícil. Por isso, ao ter essa resposta de Jesus, Pedro ficou desnorteado, pois se julgou não ser capaz de perdoar dessa maneira. É comum que pensemos ser injusto perdoar alguém, principalmente se o que a pessoa nos fez é algo que, diante do senso crítico, considera-se “imperdoável”. Mas deve-se tentar. Nem tudo compreendemos, mas o que a vida quer da gente, é isso: que a gente tente. Se arrisque. Busque perdoar e veja como tudo se torna mais leve. Busque seguir e veja como os caminhos se abrirão.
Assim como tudo, o perdão também pode se tornar um hábito. Daqueles que retomam o sentido da vida e voltam pro eixo. Praticá-lo evita a maioria esmagadora das doenças (pois essa maioria está ligada ao emocional) e arrependimentos. Pois a vida passa. E não vale a pena vivê-la carregando o que se deve soltar.
Lembre-se: o perdão não é para o outro. Ninguém é capaz de mudar as pessoas, só elas podem fazer isso por si mesmas. O perdão é para si, para que vivamos em paz. Nos permitimos aprender com as lições que a vida coloca em nosso caminho, praticando a humildade, pois ela é a chave para o perdão, e só assim iremos evoluir.
Camila de Iemanjá
Nenhum comentário:
Postar um comentário