Pesquisar

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Orixá Obaluâe

 Orixá Obaluâe

Orixá reverenciado como senhor da Terra, detentor do poder sobre as doenças e a cura, Obaluaê é associado a São Roque no sincretismo, santo protetor dos enfermos e dos que atuam na arte da medicina. Sua figura, frequentemente envolta em palha da costa e no silêncio ritual, carrega um corpo de ensinamentos que transpassa os aspectos visíveis do sofrimento físico, e hoje trago aqui um pouco do conhecimento aprendido com este Orixá.

Na vida, Obaluaê me mostra todos os dias a importância de respeitar meus próprios limites, de honrar os momentos de recolhimento e de me escutar, escutar meu corpo. Mais do que curar doenças físicas, ele nos chama à cura interior. Períodos de crise, solidão ou fragilidade não são sinais de fraqueza, mas de transformação; tal como a terrra que se transforma em barro, que se transforma em tijolo e até na estrutura de uma casa. O processo pode ser lento e trabalhoso, mas só quem encara com coragem suas próprias sombras, se reconhece e renasce.



Silencioso, ele ensina que o recolhimento é sagrado, que há potência no silêncio e na introspecção, e que eles também curam.

 Atotô Obaluaê! Atotô babá!

 Lívia de Obaluaê


Nenhum comentário:

Postar um comentário