Logunan
Esta Orixá é conhecida também como Oyá-Tempo, fornecendo suporte espiritual no campo da fé para todos os seres. É a Orixá que personifica o tempo e onde os acontecimentos se manifestam. A Orixá Logunan atua na linha da fé ao lado de Oxalá, representando a polaridade e dualidade nesta linha, sendo Oxalá o responsável pela irradiação da fé, iluminando os seres e os caminhos com a luz e animando tudo aquilo que sua energia toca. Já Logunan, a Orixá absorvedora é uma força neutra, atuando para equilibrar a relação das pessoas com a fé, buscando absorver os excessos causados pela fé, buscando a correção, o reequilíbrio e a reordenação daquelas pessoas que fazem uso mal-intencionado da fé e da religião.
Todos os dias da semana podem ser considerados como de Logunan, já que é a Orixá do tempo, mas costuma ser comemorado dia 11 de Agosto. A saudação à Logunan é: "Olha o tempo, minha mãe!" Tal saudação pede que você aponte o dedo indicador de uma das mãos para o alto, fazendo movimentos circulares, como se estivesse mostrando o tempo.
Todos nós somos filhos de todos os orixás, isso já é sabido. O que cabe a nós é entender como cada Orixá age em nossa vida, alguns com maior intensidade e energia que outros, no caso de nossa mãe Logunan, devemos interpretar a ação de Logunan em nossas vidas como um aprendizado quanto ao tempo das coisas e quanto à fé para buscar o equilíbrio necessário para nossa própria vida.
Olha o tempo, minha mãe!
Axé!
Mylene de Ogum Rompe Mato
Nenhum comentário:
Postar um comentário