Oxumarê
O Orixá Oxumarê é a cobra arco-íris,o senhor dos ciclos, que caminha entre o céu e a terra; Em nagô quer dizer mobilidade e movimento, trazendo a abundância, fartura e a cura para desequilíbrios amorosos e mudanças de ciclos. Este Orixá é também símbolo da continuidade e da permanência. A transformação também é representada através da cobra, bem como a dualidade de um Orixá duplo, entre a água e a terra, macho e fêmea.
Oxumarê vem para diluir e desfazer o que não está positivo em nossa vida, trazendo a cor e a força da energia vital, já que ele atua finalizando ciclos e renovando as próximas fases. Ele é o senhor que acaba com ciclos dolorosos, trazendo a alegria e o recomeço em nossas vidas. No catolicismo, o sincretismo do Orixá Oxumarê é com São Bartolomeu e seu dia da semana é terça-feira.
Os filhos de Oxumaré, não têm medo da mudança, na verdade eles buscam pelo novo, podendo ser em carreira, ciclo de amizades, moradias. A incerteza e a coragem de arriscar fazem parte de suas vidas e eles estão sempre se sacrificando para assim começarem um novo ciclo incerto, mas que trazem a eles muita motivação e felicidade. São guerreiros e esforçados, não fogem da luta para poderem alcançar o que almejam. Apesar da grande agitação são extremamente pacientes para esperar pelas oportunidades e “dar o bote” para agarrar o que desejam.
Arroboboi Oxumarê!
Mylene de Ogum Rompe Mato
Nenhum comentário:
Postar um comentário