Pesquisar

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Logun Edé

Logun Edé


Orixá fora das sete linhas de Umbanda de Rubens Seraceni, porém cultuado em diversos terreiros de umbanda. No texto em que explico sobre Orixá utilizo a exemplificação do que é Orixá através da difusão do branco que passa pelo refletor de cores que se expande nas cores do arco-íris. Pois bem, partindo deste ponto raciocínio, as cores quando estão passando de uma para a outra se misturam, acontecendo o mesmo aos Orixás, a mistura e transição de características de alguns Orixás formam outros como nosso querido Logun Edé.

Mistura das forças de dois grandes Orixás das sete linhas de umbanda, Oxum e Oxóssi, temos Logun Edé. Com a comparação das cores do arco-íris seria a transição do amarelo (Oxum) para o verde (Oxóssi). Logun Edé é conhecido também por fazer parte da trindade da nação Iorubana, pai(Oxóssi), mãe(Oxum) e filho(Logun Edé), temos praticamente em todas as religiões uma trindade sagrada, até mesmo no culto dos antigos egipcianos como Ísis, Osíris e Hórus.

Inteligente, sábio, caçador, bonito, vaidoso, ponto de força nas matas e nos rios, Logun Edé traz em uma das mãos o Abebe(espelho) de Oxum e na outra mão o Ofá(arco e flecha sagrados) de Oxóssi. Suas cores são amarelo e verde, porém encontramos também amarelo e azul em terreiros que cultuam Oxóssi com a cor azul. Sua saudação é Logun ô akofá! Seu dia é quinta-feira. Data comemorativa é 19 de abril. Sincretismo católico é Santo Expedito.





Os filhos deste Orixá, como o próprio Logun Edé, apresentam características de Oxum e Oxóssi, sendo de beleza marcante, e características exóticas, elegantes e graciosos e de personalidade marcante, ambiciosos, amam a fartura e são vaidosos. Costumam ser sociais e participativos com dons artísticos e manuais. São orgulhosos e costumam se achar melhores que os outros, estão sempre se envolvendo em atividades de grandes risco o que pode levá-los a consumo de drogas e bebidas.

Vale ressaltar que o espelho que ele carrega na mão (abebe) de Oxum representa o olhar para si próprio e enxergar dentro de si, porém utilizado de forma errada o seu filho se torna muito vaidoso ou grande apontador de defeitos, virando o espelho para os outros. Já o Ofá (arco e flecha de Oxóssi) é um material de caça, busca de conhecimento pessoal, usado errado trará grande prejuízo ao Ser, e em conjunto com o Abebe que aponta para o próximo e a flecha que dispara pode causar grandes danos. Então deve-se compreender bem as características do Orixá e seus filhos devem saber seus defeitos para justamente ao manifestarem controlá-los e melhorar suas qualidades expandindo a luz de Deus.


Axé! Logun ô Ajofá!

Igor ∴ de Oxum

2 comentários: