Pesquisar

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Porque se consagra a imagem de Ogum para Ogum Megê em terreiros com a irradiação de Oxum e Oxossi?

Porque se consagra a imagem de Ogum para Ogum Megê em terreiros com a irradiação de Oxum e Oxossi?

A pouco tempo atrás nosso terreiro ainda não possui uma imagem de Ogum em seu congá. Em abril de 2017 fomos presenteados com uma imagem de São Jorge e pedimos ao nosso saudoso pai João de Aruanda para consagrar a imagem a Ogum, quando foi fazer a consagração pai João pediu para que pesquisássemos o motivo de se consagrar para Ogum Megê nos terreiros de Oxum e Oxossi. Todos membros da corrente procuraram encontrar essa informação na internet, mas nada foi achado. Então em outra gira o Cangaceiro do Capão Comprido veio nos esclarecer.


Ogum Megê é o falangeiro de Ogum que trabalha na linha das almas, com regência de Omolu. Omolu, como é sabido, é o senhor da calunga pequena (cemitério) e no cemitério são enterrados corpos de almas que se foram, mas que ainda possuem muita “vitalidade”, muita energia. E essa energia vital pode ser usada para gerar outras vidas, como arvores e plantas e nesse ciclo tanto Oxossi como Oxum, que são regentes das matas e aguas respectivamente, são fundamentais para a geração dessas novas vidas. No entanto a decisão se essas energias serão usadas na geração de novas vidas pertence a Oxalá e quem transmite a vontade de Oxalá para Omolu, Oxossi e Oxum é Ogum Megê.

Da mesma forma em um terreiro de Oxum e Oxossi, Ogum Megê trasmite a esses orixás se é da vontade de Oxalá que os trabalhos continuem ou se o terreiro já cumpriu sua missão e deverá ser encerrado.

Ricardo de Ogum Matinata

Nenhum comentário:

Postar um comentário