Abacate
O abacateiro é nativo das Américas, principalmente América Central e regiões do norte da América do Sul. Seu nome científico é Persea americana e evidências arqueológicas mostram seu cultivo há, pelo menos, 7 a 9 mil anos atrás. Povos como os Olmecas e, posteriormente, Astecas e Maias cultivavam e consideravam-o uma árvore sagrada, vendo o abacate como uma planta fundamental à vida, saúde e sustento do povo. Para os astecas, o abacate era conhecido como “ãhuacatl”, significando fruto nutritivo e símbolo da fertilidade e vitalidade masculina. Esse povo usava o abacate principalmente para obter gordura vegetal, sustentando os guerreiros, trabalhadores e todo o povo de suas tribos. Era muito ofertado também a doentes, mulheres no pós parto, idosos e pessoas debilitadas, pois é um alimento que devolve a força e sustenta todo o corpo.
Em muitos estudos, é mostrado o uso medicinal do abacate entre os povos mesoamericanos: os Astecas usavam as folhas, sementes e cascas do abacate para problemas intestinais, parasitas e inflamações; já os Maias usavam-o como infusões para dores, principalmente para alívio de cólicas, tratamentos digestivos e recuperação física após as lutas e guerras.
O abacate é uma planta de força, assim como moringa, jurema e cipó, que possuem como objetivo firmar, sustentar, ancorar e atuam do corpo para a terra. Diferente de plantas de luz: alecrim, manjericão e flores brancas, que são utilizadas para clarear, organizar os pensamentos e abrir a percepção de quem as usa. Dentro da Umbanda, o abacate traz força da terra, que sustenta o corpo e a energia do médium. As folhas do abacateiro são usadas para ancorar energia, para firmar o corpo espiritual e sustentam o campo energético após o descarrego, sendo utilizadas em banhos de firmezas, passes de sustentação e após descarrego e trabalhos pesados, as folhas não limpam, mas sim assentam a energia novamente, trazendo estrutura e base.
A manipulação do abacate pode ser usando as folhas em banhos de firmeza e sustentação ou no Amaci, geralmente combinado ao manjericão e à moringa, por outro lado não pode ser feita em trabalhos de descarrego ou corte de demandas, pois o abacate firma, não faz limpezas por si só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário