Pesquisar

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Deus na Umbanda de Jurema

 Deus na Umbanda de Jurema

Primeiramente devo dizer o de praxe. Sim, a Umbanda de Jurema é uma religião monoteista, como a grande maioria das religiões ocidentais do mundo moderno. Venho neste texto tentar trazer um pouco dos ensinamentos que obtive ao longo destes anos praticando esta religião brasileira. Devo ressaltar que tudo o que for dito aqui está dentro da minha realidade e ela é edificada a partir dos aprendizados que obtive na Tenda de Umbanda Caboclo Sete Flechas e Jurema, a sua realidade e sua doutrina pode ser diferente.

Afinal, o que é Deus?

Deus é o tudo e o nada, Deus é a possibilidade de existência, vivência e morte. Deus é o infinito, a coesão entre os mundos e a possibilidade de algo. Difícil sintetizar Deus e trazer de uma forma clara o que é. Porém devo dizer que Deus não tem gênero, não tem local e nem tem finitude. 

Quando pensamos num Deus que não tem gênero logo podemos compreender que ele é isento de dualidades, pois Deus não é dual. Ele é único, único na sua existência e nas suas capacidades. A questão de gênero é meramente carnal, ou seja, o masculino e feminino estão embutidos EXCLUSIVAMENTE no plano material. Isso acontece porque a dualidade é necessária para a reprodução. Os animais se reproduzem e precisam de gametas distintos para se reproduzir, raros são as espécies hermafroditas. Ou seja, a reprodução, a dualidade e o gênero são características canais e físicas. Deus, dentro da sua grandiosidade, não necessitará de uma dualidade para existir, ele é tudo e todos ao mesmo tempo. O dia e a noite, o masculino e o feminino, etc., etc.  

Muitas vezes pensamos em Deus habitando planos superiores, distante da nossa realidade, em um céu onde apenas existe a bondade. Porém devemos repensar sobre isso. Quando voltamos nossos olhos para a Bíblia, em Gênesis 2:2-3 temos:

2E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

3E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.



Quando pensamos no descanso de Deus não devemos pensar naquele que pega suas coisas e vai pra casa dormir. O descanso de Deus está vinculado à aproveitar a criação, Deus descansa em tudo aquilo que foi criado por ele mesmo. Até porque não faria menor sentido Deus criar tudo aquilo que conhecemos e desconhecemos e após isso ele se distanciar de tudo, muito pelo contrário. Deus está em tudo aquilo que nos rodeia, no ar, nos animais, no espaço vazio e em nós. Deus não está no céu, distante e impossível de ser acessado, muito pelo contrário, Deus vivencia e está ao nosso redor diariamente.

Pensar em algo infinito é o desafio mais intrigante para a mente humana. No momento em que você pensar numa estrada infinita, sua mente, instantaneamente, irá começar a desenhar uma estrada, que em algum momento começou. Isso é Deus, Deus é infinito, difícil de pensar. Exatamente por isso que Deus é além de nossa compreensão humana. Nós, como seres encarnados, temos limitações físicas, mentais e espirituais, logo imaginar e vivenciar algo que está além do nosso conhecimento e vivência é muito difícil, na verdade impossível.

Deus na Umbanda de Jurema, a qual pratico a alguns anos, não difere das demais formas de ver Deus. O que tenho aprendido ao longo destes anos é que Deus vive na criação e possibilita que ela desenvolva e tome seus próprios caminhos. Deus não é punitivo, muito pelo contrário, o ser tende a vivenciar coisas ao longo de sua existência, que farão com que ele cresça moralmente e espiritualmente, sem pensar em um crescimento elitista e hierárquico. Deus, dentro da minha doutrina é amor e caridade, pois só assim assim tendemos ao crescimento e às boas práticas morais e éticas.

Enfim, onde estaria Deus? 

Como disse anteriormente, em tudo aquilo que nos rodeia, naquilo que é visível e no invisível, no universo mapeável e naquele ainda desconhecido dentro dos buracos negros. Deus não está dentro de uma igreja, nem mesmo num livro sagrado com escritas feitas por mãos humanas. Deus está em tudo, nas matas, na noite, nas flores e até mesmo nas dificuldades da vida. Isso mesmo, Deus também está nos momentos conturbados, até porque se não fossem eles, nós não teríamos objetivos na nossa vivência humana. 

Pai pequeno Victor de Oxumarê


Nenhum comentário:

Postar um comentário