Jurema
Uma vez eu perguntei a um mestre Juremeiro como faria para iniciar um estudo sobre a Jurema, pois estava com dúvidas sobre a entidade Jurema, a árvore Jurema e a bebida Jurema. Ele me pediu para estudar primeiro o Rei Salomão, filho do Rei Davi que segundo a Bíblia pediu a Deus sabedoria para governar e recebeu muito mais bençãos, pois a maioria dos governantes pediam riqueza e longevidade.
Não achei fontes que ligam a árvore Jurema à Jesus Cristo somente um sincretismo religioso entre os dois e que séculos antes segundo contos antigos, mas sem base histórica. Salomão teria construído seu templo com ouro vindo das terras que hoje está situado o Brasil e que o nome do nosso país seria uma homenagem a “Barzilai” um amigo Feníncio de Davi.
Nas religiões afro-brasileiras a Jurema Sagrada ou catimbó, Jesus faz um sincretismo com a árvore, tornando-a uma espécie de portal sagrado para o mundo espiritual.
A "Cabocla Jurema", quando personificada como entidade, tem sua lenda de origem atrelada ao Brasil, Caboclo Tupinambá. Os espíritos incorporados (Mestres, Caboclos, Malunguinho) trabalham sob as ordens de Jesus e do Criador, utilizando a ciência da Jurema para orientar e curar.
Clodonaldo Couto de Xangô
Nenhum comentário:
Postar um comentário