Pesquisar

quinta-feira, 20 de março de 2025

Medicina Popular | Garrafada

 Medicina Popular | Garrafada

Plantas medicinais e bebidas alcoólicas. Essa é uma combinação que resulta nas garrafadas, mistura muito utilizada na medicina popular para diversas finalidades.

As garrafadas são produtos complexos que trazem nas suas receitas saberes ancentrais. Com soluções extrativas compostas de uma variedade de espécies de plantas medicinais, combinadas com elementos religiosos, de crenças afroameríndias, que curam mazelas físicas, espirituais e psicológicas; melhoram o humor, o apetite sexual, ajudam a engravidar, a facilitar os caminhos e o que mais precisar, são utilizadas com finalidades terapêuticas diversas, geralmente administradas por via oral, podendo também ser por via tópica ou inalatória.




Considerada encantada (milagrosa), a receita fitoterápica é tradicional no norte e nordeste do Brasil. Sua feitura passa por alguns processos, como a maceração das ervas, infusão ou decocção, as cascas com um solvente, e a fermentação, pra aí sim, o líquido ser bebido. As orientações de ingredientes, quantidades e modo de consumo, são feitas de formas variadas, seja pelos mais velhos encarnados, ou pelas mais velhos entidades. Na nossa casa de axé, os Mestres Juremeiros trabalham muito com garrafadas, e têm se tornado mais comum a partilha e as receitas sobre elas. 




Uma curiosidade é que, em 1995, o Ministério da Saúde regulamentou o registro de produtos fitoterápicos como medicamentos que podem ser comercializados, de acordo com a Portaria MS/SNVS no 6 e RDC 26/2014).[2], o que fez as garrafadas serem reconhecidas como medicamentos e serem controladas e vendidas como tal.

Saravá a força ancestral. Salva força das folhas. 


Laura Cardoso de LogunEdé




2 comentários: