Pesquisar

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Contradições e mistificações

Contradições e mistificações

 

Hoje iremos continuar com o estudo dos Livros dos Médiuns e abordaremos o capítulo XXVII- “Contradições e mistificações”

O capítulo presente nos traz inúmeras reflexões e ensinamentos sobre a doutrina espírita, nos esclarecendo mais uma vez que os Espíritos não são iguais. Mesmo livres do peso da matéria, tendo acesso à memória espiritual e vivências passadas, cada espírito traz consigo experiências únicas, o que justifica as “contradições”.

Essas contradições são, muitas vezes, relatos individuas de experiências, variando de acordo com o revelador. Essas variações podem ocorrer também por diferenças entre os médiuns, pois o Espirito irá usar das ferramentas disponíveis para transmitir suas ideias. Por variações do ambiente no qual ocorre as comunicações, pela egrégora formada durante a sessão. Não podemos descartar também as contradições provocadas por Espíritos malfeitores, que criam ideias falsas para causar discórdia nas reuniões.

Tomaremos como exemplo uma fala de um espírito no Livro dos Médiuns: “Estudai, comparai, aprofundai. Incessantemente vos dizemos que o conhecimento da verdade só a esse preço se obtém. Como quereríeis chegar à verdade, quando tudo interpretais segundo as vossas ideias acanhadas, que, no entanto, tomais por grandes ideias? Longe, porém, não está o dia em que o ensino dos espíritos será por toda parte uniforme, assim nas minucias, como nos pontos principais. A missão deles é destruir o erro, mas isso não se pode efetuar senão gradativamente”.

Algumas pessoas não tem tempo e aptidões necessária para um estudo aprofundado e sério, o que essas pessoas devem fazer? Praticar e exercitar o bem sempre, uma vez que o bem é essencial e não existem doutrinas para poder ser praticado, o bem é sempre o bem.

Nos esclarecem que os espíritos benfeitores, lidam muitas vezes com o preconceito de forma mais sensível, uma vez que para serem ouvidos precisam seguir a linha de raciocínio daquela pessoa, irá trazer a verdade e acabar com aquele preconceito. De tal maneira que apropriam sua linguagem para falar com determinadas pessoas, sendo assim não irão transmitir a mensagem a um encarnado que vive no oriente, da mesma forma em que fariam a um ocidental. Essa forma de expressar não deve ser confundida com uma contradição e sim uma forma de lidar com certas situações.



Mistificação é um ato de espíritos mal intencionados com intuito de enganar aqueles que lhe dão atenção e ouvidos. Essa é uma das mais fáceis de nos preservar, uma vez que temos que ter fé e sempre manter o raciocínio no bem. A melhor forma de nos protegermos desses espíritos é pedindo apenas o que eles podem nos oferecer e que seja eficiente na nossa evolução espiritual, uma vez que quando pedimos e mentalizamos coisas ruins os espíritos mal intencionados se aproximam para aproveitar dos nossos prazeres humanos.

O objetivo da humanidade é a evolução, sendo assim, se não nos afastarmos desse objetivo não seremos enganados. Tomaremos como exemplo uma passagem do livro: “Os espíritos vos vêm instruir e guiar no caminho do bem e não no das honras e das riquezas, nem vem para atender as vossas paixões mesquinhas. Se nunca lhes pedissem nada de fútil, ou que estejam fora de suas atribuições, nenhum ascendente encontraria jamais os enganadores; donde deveis concluir que aquele que é mistificado só o é porque o merece”.

Há situações em que a pessoa atrai espíritos enganadores com facilidade, isso acontece pelo fato de que esse indivíduo nada pergunta, mas dá ouvidos e interesses no que os enganadores falam, sendo isso o mínimo para que eles se aproximem e enganem essas pessoas. Mesmo as pessoas que não exercem uma religião podem ser enganadas, uma vez que se a fé não estiver sólida qualquer espírito mal intencionado pode aproveitar a situação, por isso devemos manter sempre as orações e as atitudes de boa fé em dia.

As contradições no espiritismo e na umbanda são de certa forma, diferentes, uma vez que são religiões que atuam de forma diferente. Como o nosso objetivo principal é a umbanda, iremos dar maior atenção as contradições que acontecem nas manifestações umbandistas.

Ao conversar com entidades de linhas de trabalho diferentes ou até mesmo da mesma linha, podemos perceber diferenças em seus arquétipos e forma de se expressar, uma vez que cada um possui a sua forma de trabalho. Sendo assim, se fizermos a mesma pergunta para entidades diferentes, iremos obter repostas diferentes, mas a finalidade é a mesma.

As dúvidas podem surgir com as repostas que nos são dadas pelas entidades, mas devemos separar as dúvidas das contradições, uma vez que para diferenciar o erro da verdade deve-se ter o estudo e a meditação do que nos foi passado, para que o entendimento da mensagem seja de suma consciência e compreensão.

Quanto as mistificações, temos uma pequena variação entre a doutrina Kardecista e a Umbandista que praticamos. A mistificação na Umbanda se relaciona principalmente com médiuns enganadores, que se dizem incorporados por guias muitas vezes com nomes fortes, famosos... Na mistificação não existe guia acompanhando o médium, ele é dominado pelo ego e pela vaidade, e tem plena consciência disso.

Espero ter ajudado nos seus estudos!

Axé

Lívia de Obaluaê

Nenhum comentário:

Postar um comentário