Pesquisar

sábado, 1 de julho de 2017

As linhas da Direita e da Esquerda na Umbanda

As linhas da Direita e da Esquerda na Umbanda


   Normalmente os leigos fazem muita confusão quanto às linhas de direita e esquerda na umbanda, devido a isso surgiu o interesse em esclarecermos esse assunto nesta publicação. Muitas pessoas ao ouvirem algo sobre essa “divisão” logo pensam que a esquerda representa o mal e que os terreiros que trabalham com ela fazem magia negra e prejudicam pessoas para beneficiar outras. Veremos, nesse texto, que esse é um grande equivoco gerado pelas limitações preconceituosas do ser humano. 

   A linha da direita nada mais é que uma legião de espíritos com vibrações sutis e positivas que se manifestam com o proposito de irradiar e expandir energias do mesmo tipo nos visitantes. As entidades mais comuns e conhecidas que compõe essa linha são os Pretos Velhos, Caboclos e Erês. Este é o triângulo formador da umbanda e cada uma dessas classes tem uma vibração diferente. Os Pretos Velhos, que se representam como antigos escravos têm suas energias ligadas à sabedoria, humildade e a benevolência. Os caboclos, que tem o arquétipo de indígenas, já são mais ligados à força, autoconfiança e ao meio ambiente. E os Erês, que representam crianças, são extremamente puros e inocentes. Existem outras entidades de direita como os boiadeiros, baianos e marinheiros. 


   Cada uma dessas classes de entidades tem sua forma de direcionarem os visitantes a uma vida próspera espiritualmente. Os pretos velhos usam de seus benzimentos, rezas e conselhos. Os caboclos
de seus passes e ervas e os erês de sua pureza e alegria. Na gira de direita as entidades atuam muito com aspectos subjetivos como o restauro da fé abalada, a libertação dos erros do passado, a cura espiritual etc.

   Desta forma, cada filho que vai até uma dessas entidades para tomar um passe ou mesmo para ter uma conversa, tem suas energias reequilibradas de acordo com a necessidade e também de acordo com a especialidade da entidade. Os trabalhos que a direita realiza são imprescindíveis, no entanto, não seriam possíveis se não houvesse o trabalho da esquerda. Isso acontece porque os espíritos da direita são muito sutis e distantes da nossa realidade terrena, que é muito densa e cheia de energias negativas.

   Um terreiro de umbanda tem como seu principal propósito a manifestação de espíritos de luz para a caridade, buscando sempre a evolução de quem é levado a ele ou procura-o (tanto encarnados quanto desencarnados). O que pouca gente se lembra, é que quando se presta ajuda a alguém isso pode incomodar muito a quem não quer a evolução daquele ser, seja por inveja ou mesmo por vingança. Devido a isso os terreiros de umbanda sofrem muitos ataques com energias pesadas e quem faz essa proteção são os guardiões e guardiãs da esquerda que tem a densidade e as vibrações mais próximas das do nosso planeta. 

   É conveniente destacar que o papel da linha de esquerda vai muito além da segurança dos trabalhos espirituais de um terreiro e das pessoas. Por terem as vibrações mais próximas dos encarnados são essas entidades as responsáveis por absorver as negatividades e quebrar trabalhos que possam estar prejudicando a quem busca o terreiro. As consultas com a linha da esquerda são muito populares e procuradas, pois o “povo da esquerda” é muito mais direto ao falar das falhas de uma pessoa do que uma entidade da direita. Sendo assim, após uma consulta com a esquerda o consulente (visitante) costuma entender o que fez de errado no passado para gerar seus sofrimentos atuais e também saber que deverá fazer para que as coisas mudem. E isso é muito gratificante. As entidades mais comuns da esquerda são os Exus, as Pombo Giras (Bombo Giras) e os Exus e Pombo Giras Mirins. Os Exus tem o arquétipo de um guerreiro ou um policial que faz a lei divina funcionar. As Pombo Giras são a representação do divino presente na feminilidade, trabalham muito com autoestima, sensualidade e amor. E os Exus e Pombo Giras Mirins, agem nas intenções e nos desejos das pessoas. Outros exemplos de espíritos que se manifestam na esquerda são os Cangaceiros e os Malandros*.


   Convém esclarecer que as verdadeiras entidades da esquerda não trabalham para o mal de nenhum ser. Não fazem amarrações ou magias negras em geral. O que pode existir são espíritos trevosos que querem usar o nome e o prestigio de uma das entidades de esquerda se passando por elas. Muitos se perguntam como reconhecer esses espíritos trevosos conhecidos como kiumbas. A resposta é simples, se reconhece a verdadeira entidade através de suas obras. Se o espirito oferece ou aceita trabalhos de magia negra ou dá indícios de ter a intenção de prejudicar alguém, por certo não é uma entidade de umbanda. Como dizia o nosso amado mestre Jesus Cristo, orai e vigiai. 

   Resumidamente podemos concluir que a direita e a esquerda na umbanda referem-se a uma polaridade de energias com as quais essas linhas trabalham. Sendo as entidades de esquerda responsáveis por manipular e absorver as energias densas e as de direita por irradiar energias sutis. Essas polaridades nada têm a ver com bem e mal ou bom e ruim, se uma entidade é de umbanda, sendo de direita ou esquerda, trabalhará de acordo com as leis de Deus, ajudando a cada um de acordo com o seu merecimento.


Axé meus irmãos de fé. 
Salve o povo da esquerda e da direita!

Ricardo de Ogum Matinata

*Os Malandros também podem manifestar na linha de direita.

32 comentários:

  1. Muito bom!! Achei muito esclarecedor!
    Gratidão :*

    ResponderExcluir
  2. Emocionada com a leitura. Grata pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  3. É nisso que acredito... que até mesmo um "inferno' faz parte do reino de Deus, não existe mal que venha do divino, mas apenas de outros seres que como os encarnados não aprenderam alguma coisa, ou não se desprenderam e ainda trabalham com energias negativas para outros seres por terem raiva, rancor, inveja ou ate mesmo por estarem cegos...
    Axé a todos os seres! <3 Gratidão

    ResponderExcluir
  4. Bem esclarecedor. Começando a entender melhor. Agradeço.


    ResponderExcluir
  5. muito esclarecedor o texto! gratidão!

    ResponderExcluir
  6. Gratidão por esse artigo. Muito esclarecedor🙏

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito ..Eu tava querendo saber as diferenças..agora sim entendi parabéns

    ResponderExcluir
  8. Muito Esclarecedor a postagem.

    Parabéns��������

    ResponderExcluir
  9. Adorei, tirou todas as minhas dúvidas, obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Esse texto esclareceu bastante , por que devido a falta de conhecimento as vezes nos enchemos de preconceitos. Gratidão pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  11. Muito, bem explicado agora sim sei o sentido e as diferenças entre a esquerda e a direita muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Texto bastante exclarecedor. Gratidão. Mt obg.

    ResponderExcluir
  13. Sou muita grato por cada palavra descrita nesse texto, meu Deus como é bom conhecer a verdade e se libertar dos preconceitos, AXÉ!

    ResponderExcluir
  14. Sou catolico,mas admiro a umbanda respeito muito,nas igrejas evangelicas tem aqueles pastores malucos que colocam na cabeca das pessoas que a umbanda é do mal

    ResponderExcluir
  15. 11 986945213 me ajuda a miha veia do corasao vai bando de bacunberi filhos da puta

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada pela explicação!!!!Foi muito esclarescedora!!

    ResponderExcluir
  17. Grata pelo esclarecimento principalmente da linha da esquerda

    ResponderExcluir
  18. Gostei desta explicação clareou minha mente sobre a diferencia da esquerda e direita

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito tirei todas as minhas dúvidas bem esclarecedor 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  20. Encantada com a explicação, eu tinha algumas duvidas e o texto me ajudou muito. Gratidão.

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada pelos esclarecimentos!!

    ResponderExcluir
  22. Muito esclarecedor! Gratidão ✨️🌷

    ResponderExcluir
  23. Adorei essa explicação, quero ir pela primeira vez a um terreiro hoje e gostaria de saber como funciona. Gratidão!

    ResponderExcluir