Pesquisar

domingo, 2 de julho de 2017

Pontos Riscados

Pontos Riscados

   Ponto riscado nada mais é que desenhos, símbolos, feitos pela entidade incorporada. Os pontos riscados nasceram junto com a umbanda, e não existe uma entidade que não possua um ponto riscado. É por este símbolo que se identifica a origem e linha de trabalho da entidade.

   Assim como a mediunidade, o ponto riscado é algo que vai se desenvolvendo ao longo do tempo, e muitas vezes o médium em desenvolvimento pode nem notar o surgimento desses pontos, que, por exemplo, podem aparecer em sonhos, imagens em sua mente, dentre outras formas. O desenvolvimento do médium não acontece exclusivamente no terreiro, ele vai acontecendo no decorrer da vida.

   Caso a entidade incorporada trema ou hesite em riscar o ponto é em razão da falta de sintonia entre a entidade e o médium, ou, como dito anteriormente, em razão do não desenvolvimento completo. Nestes casos, importante deixar claro, que o médium jamais deve forçar a entidade, ou ter pressa em se desenvolver. Tudo vai acontecer no momento certo, e qualquer influência do médium nesse sentido pode ser prejudicial.

   Inicialmente, quando chega o momento de a entidade riscar seu ponto, ela vai começar com algo como flechas, raios, folhas, no entanto, o desenho vai ficar em aberto, sendo aperfeiçoado com o
tempo, até chegar o momento que ele estará finalizado, e a entidade o riscará sem hesitação. Sendo este um sinal de que seu desenvolvimento estará completo.

   No entanto, para que de fato a entidade seja incorporada, deverá ter seu ponto riscado confirmado pelo guia chefe do terreiro. Sendo inadequado o uso de materiais pelas entidades antes de sua confirmação. Isso tem um motivo, pois, se a entidade ainda não riscou seu ponto, ainda não se sabe quem ela é, e, desta forma, não se sabe se ela usará capa, bengalas, enfeites, etc..

   O ponto riscado é algo individual de cada entidade, mesmo que pertença à mesma falange, não quer dizer que terá o mesmo ponto riscado, ou até mesmo igual ponto cantado. Além de identificar a entidade, o ponto riscado ainda tem a finalidade de auxiliar em firmezas, cura, descarrego, etc., sendo que cada símbolo tem seu significado e a entidade deve explicá-lo.

Axé!

Luiza de Oxum

Um comentário: